A SABER
Mais informação sobre os nossos serviços
Indo ao encontro das necessidades dos Clientes recolhemos e entregamos as viaturas na residência ou no local de trabalho
Tal como o nome indica, o objetivo da manutenção preventiva é “prever”. Optar por regularmente fazer uma manutenção automóvel permite evitar problemas maiores, uma vez que vai estando atento ao desgaste do veículo, podendo substituir algum componente que seja necessário. Chama-se a isto manutenção preventiva, pois permite-lhe precaver-se antes de avançar para a revisão preconizada do seu veículo, bem como para a inspeção periódica obrigatória, evitando mais estragos e até despesas.
Este tipo de manutenção tem o mesmo objetivo da manutenção preventiva, mas a sua aplicação é o que distingue ambas. Ainda que o objetivo seja prever problemas de modo a evitar que aconteçam – ou evitar acidentes e maiores riscos –, a manutenção preditiva é baseada em sinais do automóvel que indiquem possíveis problemas que necessitem, de facto, de manutenção.
Isto é, enquanto a manutenção preventiva é uma manutenção auto feita regularmente, independente de o veículo apresentar ou não problemas, a manutenção preditiva submete o veículo a uma avaliação regular para identificar desgastes, falhas, ruídos ou outros sinais para só então realizar a manutenção.
Um plano de manutenção preditiva pode ser ligeiramente mais caro que o plano de manutenção preventiva, uma vez que exige equipamentos, testes e avaliações adicionais, antes de efetivamente se realizar a manutenção automóvel.
Quando o objetivo da manutenção automóvel não é prever, mas corrigir um problema que o veículo está a apresentar, chama-se a isto manutenção corretiva. Esse tipo de manutenção corrige um problema já identificado e que está operante no veículo. Esta trata-se de uma manutenção necessária, contudo, pode não ser a mais vantajosa em termos de vida útil, custos e segurança.
Tanto as manutenções preventivas quanto as manutenções preditivas apresentam vantagens relativamente à manutenção corretiva, já que evitar que o problema de facto se instale pode sair mais barato – e é definitivamente mais seguro – que ter de substituir por completo uma peça que carecia de manutenção.
É fundamental adotar o hábito de fazer uma manutenção ao seu veículo de forma regular, para não correr o risco de levar a sua viatura à oficina e ser necessário substituir mais peças do que aquelas com que estava a contar.
Se pretende garantir que o seu veículo usufrui de um tempo médio de vida rico em qualidade e dotado de boas condições, pode e deve seguir-se pelas dicas de manutenção que disponibilizámos para si. Conduza em segurança!