CLIMATIZAÇÃO E AR CONDICIONADO

O sistema de ar condicionado é um elemento de conforto que contribui para a ventilação de um veículo, segurança e melhoria da visibilidade.

Todos os anos, cerca de 20% do fluido de refrigeração evapora-se de forma natural, pelo que se torna necessário verificar o nível do fluido. A verificação do seu sistema de ar condicionado faz parte da manutenção da sua viatura (recarregar o circuito no período de 2 a 4 anos).

A SABER

Equipada com Máquina de Teste de Vácuo, Carregamento e Diagnóstico e Kit Detetor de Fugas com Nitrogénio permite-nos realizar a manutenção dos sistemas de ar condicionado.

  • Antes de ligar o sistema de ar condicionado é necessário arejar o interior do seu veículo para que possa sair o calor acumulado no interior do habitáculo;
  • Deve ligar o sistema de ar condicionado com regularidade evitando, assim, a falta de lubrificação do compressor;
  • Ao tapar ou obstruir as saídas de ventilação impede que o sistema produza o efeito desejado;

Recomendamos que verifique o sistema do ar condicionado se observar um ou vários dos sinais de desgaste:

  • Não há nada pior do que sentir um mau odor no interior da sua viatura, sem poder abrir a janela quando está muito calor no verão. O cheiro desagradável deve-se provavelmente a uma má limpeza do seu sistema de ar condicionado (aplicar um tratamento antibacteriano);
  • Mesmo com gás no sistema do ar condicionado, constata que o interior está embaciado, sem qualquer razão aparente, isso pode significar que existe alguma fuga do fluido refrigerante, o que indica que o ar condicionado não desempenha a função de livrar-se da humidade no interior do veículo visto que o ar não está frio o suficiente (deve verificar o nível do fluido refrigerante);
  • Se verificar, mesmo com ar condicionado no sistema, que o ar não arrefece, isto é, o ar não está frio o suficiente e que a temperatura não baixa, é porque esta disfunção resulta da falta de fluido refrigerante (recomenda-se um controlo do ar condicionado);
  • Se a ventilação do ar condicionado no interior do seu veículo não for reduzida, isto indica que o ar não passa corretamente (substituir o filtro de habitáculo).

O princípio básico de funcionamento do sistema de ar condicionado, baseia-se não na produção de frio, como se pode pensar, mas sim na absorção de calor!

Através de fluido refrigerante, o sistema de ar condicionado transporta o calor de dentro para fora do habitáculo da viatura, gerando assim a descida da temperatura ambiente no interior da viatura.

Para além de refrigerar, o sistema de ar condicionado contribui para a desumidificação e eliminação de pólen que circula no interior do habitáculo.

Tem como principais componentes do sistema de ar condicionado, o Compressor, o Condensador, o Filtro Secador, a Válvula de Expansão e o Evaporador, sendo que o funcionamento do sistema se processa da seguinte forma:

  • Através do Compressor que é acionado pelo motor e por meio de uma correia e acoplamento magnético, é aspirado o gás refrigerante que entra a baixa pressão, é comprimido e assim entra em alta pressão, aquece e passa ao condensador, para cuja superfície é transferido o seu calor.
  • O Condensador tem a função de baixar a temperatura do gás refrigerante e condensá-lo, fazendo com que passe do estado gasoso para o estado líquido;
  • O Filtro Secador tem a particularidade de reter as impurezas sólidas (poeiras), de absorver a humidade e manter a reserva de gás refrigerante no estado líquido. Deve ser substituído cada vez que o sistema de ar condicionado é aberto.
  • Uma vez no estado líquido e ainda em alta pressão, o fluido refrigerante passa através da Válvula de Expansão, onde através de um orifício de estrangulamento, é restringida a sua passagem e, depois, expandido de forma pulverizada. É na válvula de expansão, que após o estrangulamento e expansão do fluido refrigerante, que o gás deixa de circular a alta pressão e passa a circular a baixa pressão, reduzindo consideravelmente a sua temperatura.
  • Após a sua passagem pela válvula de expansão e já a abaixa pressão, o fluido refrigerante passa pelo Evaporador que absorve o calor do ar, condensa a humidade e drena a água condensada. Com a evaporação, o líquido regressa assim ao seu estado gasoso, dilata e aumenta novamente de pressão recomeçando o seu ciclo de funcionamento.

Indo ao encontro das necessidades dos Clientes recolhemos e entregamos as viaturas na residência ou no local de trabalho.

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